Situationship — o que é e conselhos práticos

Situationship — que tipo de relação é? Em que é diferente de amigos coloridos ou amigos com benefícios?

Existem muitas dúvidas à volta de um neologismo que ficou famoso através do Vocabulário de Namoro de uma bem conhecida aplicação, que o define como "algures entre uma relação oficial e uma amizade”. Ou seja, uma relação romântica livre de definições.

Assim, por natureza, a situationship é uma relação deliberadamente ambígua que não quer rótulos e restrições apertadas. É diferente de uma relação de amigos com benefícios porque não implica consentimento relacional e responsabilidade emocional.

O que implica estar numa situationship?

Numa situationship, encontramos uma série de características distintas: a clareza quanto à não intencionalidade da relação, a liberdade nos encontros e a presença de uma conexão empática e/ou física.  

Não intencionalidade 

Uma relação, quando começa, não começa necessariamente com um projeto de vida no horizonte. Pode haver expectativas de uma ou de todas as partes, mas tenta imaginar entrar numa relação que não o projete imediatamente para o futuro, criando ansiedade. Obviamente, a base é a partilha do respeito e do consenso total, vivendo plenamente o aqui e o agora e iniciando um diálogo quando as coisas mudam ao longo do tempo.

Liberdade

Na nossa sociedade mono-normatizada (que tem a ideia de que a relação monogâmica é a única possibilidade), é muitas vezes dado como adquirido que uma relação que envolve exclusividade sexual é superior. A liberdade na situationship está ligada também à distância e à vontade de viver fora da ideia convencional de uma relação de compromisso.

Ligação empática e/ou física

Numa situationship, é de esperar que haja uma componente emocional, um certo tipo de afeto, e pode haver uma componente física, que se pode concretizar em relações sexuais ou outra proximidade física.

Em todo o caso, precisamente porque a situationship é, por natureza, uma relação que pretende evitar rótulos formais, cada um de nós terá provavelmente a sua própria nuance para viver este tipo de relacionamento.

Conselhos práticos para viver plenamente uma relação conjugal

Na base de qualquer relação, deve estar a honestidade e a comunicação. Vivendo no aqui e agora, sem constrangimentos, é importante ser honesto consigo próprio e com a outra pessoa. Se os sentimentos ou as expectativas mudam, se as necessidades evoluem, não o escondamos e enfrentemos calmamente este momento que só nos pode fazer crescer como pessoas.

Aqui estão resumidos 4 conselhos práticos para viver uma relação em pleno: 

  • Partilha sempre o que sentes
  • Exprime as tuas necessidades sem filtros
  • Declara quais os limites que não queres ultrapassar 
  • Respeita a outra pessoa 
  •  

    Um último conselho é tentar não viver ou julgar as outras pessoas como se a situationship fosse uma relação de segunda classe: muitas vezes somos levados pelo contexto cultural a criar hierarquias, colocando as relações monogámicas no topo do pódio. Valorizemos qualquer relação que faça emergir o nosso eu autêntico, fazendo-nos viver as interações com outras pessoas com honestidade e respeito por nós próprios e pelos outros.

    Mais vistos