Bem-estar íntimo feminino

Por mais trivial que possa parecer, depois de muitas visitas a clínicas e hospitais percebi que não sabia nada sobre o assunto: a higiene íntima feminina mais acertada permanecia um mistério para mim, ancorado nas primeiras noções que nos são ensinadas numa idade precoce.
É tempo de a revisitar este tema tão importante para todas as mulheres!

Como se usa um bidé? Sempre da frente para trás.

A regra geral para uma higiene íntima feminina adequada, é sempre desde a zona mais limpa até à mais suja, ou seja, desde a região vulvar até à área perianal, sem ir e vir, o que poderia contaminar a área uretral e vaginal com microrganismos fecais. É melhor utilizar sempre água corrente abundante. A limpeza deve ser de curta duração para que o desperdício de água seja mínimo. Limpar de frente ou de trás? O que for mais confortável, basta seguir as regras descritas acima.

Que tipo de produto deve usar para o seu bem-estar íntimo?

O certo para si. O pH da região vulvar e vaginal muda com a idade. Enquanto criança será entre os 6 aos 7 de pH, tal como na menopausa. Na puberdade cai para 5 e depois cai ainda mais durante a vida fértil (entre 4 e 5) e ainda mais durante a gravidez (pode chegar aos 3,5). Estas variações devem-se às hormonas femininas produzidas durante o ciclo menstrual e devem ser tidas em conta na escolha dos produtos a usar e pouco provável que sejam os mesmos para toda a família. Não quer ter 1000 produtos ao lado do bidé? Basta usar água, que é sempre a melhor escolha, especialmente se tiver sensibilidades ou dúvidas cutâneas (infelizmente nem sempre é fácil compreender o pH do produto, por vezes lê-se 'neutro' não especificado). Não utilize, por hábito, produtos antibacterianos e mentolados para a higiene íntima, porque corremos o risco de matar a boa microbiota e também não utilizamos perfumes. Se experimentar odores desagradáveis, a solução é uma visita (ao seu médico de clínica geral ou ginecologista*) na qual a causa será investigada e serão prescritos tampões e só depois uma terapia orientada. Esta é a melhor forma de evitar a recorrência de infecções. Mais uma vez, como dizemos sempre, não tenha vergonha! As infecções vaginais aparecem e não a rotulam de forma alguma.

Quantas vezes por dia é necessário realizar uma higiene íntima feminina adequada? Não é necessário lavar após cada micção, mas se sentir a necessidade de o fazer, é melhor utilizar apenas água. Isto é especialmente verdade quando a menstruação está em curso e após o parto. Após a defecação, seria melhor praticar uma higiene íntima utilizando um produto de limpeza com o pH e características corretas, ou utilizá-lo apenas para a área perianal quando tal não for observado. Tentamos utilizar de preferência água morna.

Depois das relações sexuais? Pode efetuar uma limpeza de bidé se quiser, mas lembre-se que esta não é a forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Como se pode cuidar do próprio bem-estar íntimo quando se está longe de casa? Se for possível utilizar água, tanto melhor. Caso contrário, podemos usar toalhetes, se possível sem fragrâncias agressivas e álcool que possam sensibilizar as membranas mucosas a longo prazo, talvez apenas com água (também há sprays de água para restaurar a frescura se sentirmos necessidade).


Lembre-se de descartar os toalhetes devidamente depois de utilizados.

Artigo de Silvia Boselli - Obstetra especialista em reabilitação do pavimento pélvico

 

---

Chegou o momento de cuidar da tua doce metade com a mesma frequência e atenção que dedicas ao resto do teu corpo. Mostra os teus sentimentos, cuidando da tua V com a nova gama de produtos Me & V.

Mais vistos